11 Coisas que Aprendi na Enfermagem que o Mundo Nos Ensinou Errado



Este é um artigo de utilidade pública, desmentindo muitos mitos a cerca de atitudes e técnicas para quando alguém apresenta algum problema de saúde.

01. Se alguém amoleceu as pernas pronto para desmaiar, corra para pegar um copo de água
Só se você quiser terminar de matar a pessoa. Nunca dê água (ou qualquer bebida e comida) a alguém que está ameaçando desmaiar/desmaiado/acordando de um desmaio. 


02. Coloque algo na boca de alguém que está tendo uma convulsão para que a língua não enrole
Nem dedo, nem caneta, nem pano, simplesmente n-ã-o mexa na língua de uma pessoa tendo um ataque epilético. A indicação geral é sentar no chão, apoiar a cabeça da pessoa em seu colo com o rosto virado para o lado e deixar o resto do corpo dela livre para se debater até que os espasmos acabarem.
 Outra dica sobre isso é que não fique falando ou tocando a pessoa, pois o ataque convulsivo nada mais é do que uma pane elétrica no cérebro causada por excesso de estímulo e quando mais movimento e som o cérebro da pessoa quiser processar, mais "eletricidade" vai passar por seus neurônios e perdurar a crise.


03. Sal embaixo da língua para queda de pressão
O sal demora tanto para ser absorvido e agir na pressão da pessoa que ela vai é se recuperar sozinha. As melhores coisas para se oferecer a alguém que está passando mal com queda de pressão são suco de laranja, suco de tomate, suco de abacaxi com gengibre ou chá verde. Mas claro, lembre-se do item 01 da lista, se a pessoa já está perdendo a consciência, não faça isso. 

E quando não houver esses alimentos a mão, precisando subir a pressão rapidinho, deite a pessoa e faça as pernas dela ficarem em 90 graus usando uma cadeira (como mostrado no desenho ridículo que eu fiz) ou mesmo apoiando os pés dela contra a parede.


04. Boca a boca é simples, abra a boca da pessoa e sopre
Se você não tem treinamento, nem mesmo toque em alguém para isso, pois você só vai estar soprando ar para o estômago dela já que não sabe o que está fazendo. 


05. Soprar o rosto do bebê engasgado
Isso na realidade só vai atrapalhar e piorar a situação, assim como chacoalhar o bebê é tão grave que pode causar a Sindrome do Bebê Chacoalhado, que é uma lesão cerebral gravíssima (às vezes permanente). A técnica correta para desengasgar um bebê está nesse vídeo abaixo: 



06. Nadar após comer vai te matar
Na realidade o que acontece é que o sangue do corpo se foca no sistema digestivo após a refeição (o que explica porque ficamos com sono, pois há menos sangue no cérebro), mas se você usar seus músculos em algum exercício, eles vão demandar o sangue para funcionarem também e tirar o que o corpo está usando para digestão, e logo, o estômago vai "perceber" que não vai dar conta de digerir o alimento e, "pensando" que você pode estar se movimentando muito por alguma situação de vida ou morte, vai decidir jogar fora o que você comeu, mas nada além dessa indigestão e/ou vômitos.


07. Tomar sorvete enquanto resfriado vai piorar seu problema
Isso mesmo, se isso está na lista, é porque não é verdade. O que acontece é que algo de temperatura fria (ou quente) quando sua garganta está irritada vai irritá-la mais ainda, só que assim que a temperatura da região voltar ao normal , já vai ter passado e tudo bem. O que pioraria um resfriado seria a friagem no corpo, como sair no frio sem agasalho ou abrir a geladeira e ficar parado lá tomando o ar frio dela. 
O mesmo vale sobre os pés no chão, ele não vai causar nem piorar seu resfriado por estar frio. 


09. Troque bolachas doces por de água e sal para não piorar sua diabetes
Na verdade não são apenas os alimentos de sabor doce que possuem açúcar, e não estou falando do açúcar tempero, mas da substância em questão no corpo que também é chamada de açúcar, a glicose. Há outros alimentos que após a digestão se transformam em glicose no nosso sangue, e são eles: Quase todos os alimentos industrializados, farinha de trigo (ou seja, tudo que tem farinha na composição vai aumentar o "açúcar" no sangue, o que inclui pastas, pães, bolacha de sal...), algumas frutas (principalmente banana, melancia, melão, mamão, caqui, manga, ameixa preta e frutas secas), arroz, entre muitos outros tipos de carboidratos e doces disfarçados. 


10. Você lava a mão corretamente (extra: sabonete mata os micro-organismos)
Provavelmente não lava a mão corretamente, pois imagino que só vire uma mão sobre a outra e pronto, as partículas ficam entre seus dedos, na palma de sua mão e debaixo das unhas. Muito possivelmente até a parte que você limpa nem chega a ficar limpa, pois o sabonete não mata nada, ele faz se soltar da superfície, logo, é preciso um certo esfregar para os micro-organismos se soltarem de sua pele e serem levados pela água. 
Para que você aprenda, segue um vídeo bem curto abaixo:



As dicas mais preciosas que dou sobre lavagem de mãos são.
1. Quando chegar em casa, antes mesmo de ir ao banheiro, lave as mãos. Afinal, tanta gente espirrou, ou mexeu em uma espirra que saiu sangue e depois pegou naquela maçaneta ou corrimão e você não sabe. Isso sem contar que uma quantidade assustadora de gente não lava a mão mesmo após o número 2  (e há micro-organismos que sobrevivem por até 4 dias em uma superfície)
2. Lave as mãos antes de comer, por mais que você não estivesse mexendo com nada diferente, lembre-se que os micro-organismos perduram muito tempo, e no seu mouse mesmo certamente há milhares de tipos de bactérias diferentes nesse momento.
3. Mulheres, principalmente quando em lugar públicos, lave as mãos ANTES e DEPOIS de usar o banheiro, pois a quantidade de infecções urinárias que acontecem porque a bactéria passou do papel para a pessoa é enorme. 

Aliás, você sabia que se todo mundo lavasse a mão direito, cerca de 2 milhões de mortes por ano seriam evitadas? 
E outra coisa, sabia que uma bactéria simples é capaz de atravessar com facilidade 225 camadas de papel?

11. Fulano está tomando "Otakufedeu" e resolveu a pressão alta dele, vou tomar também para a minha.
Nunca faça isso, pois existem muitos medicamentos para a mesma doença/sintoma porque cada um tem um jeito diferente de agir no corpo e levar ao mesmo resultado, logo, para fulano o Otakufedeu reduz a pressão e é sucesso, mas em você, que tem bronquite, isso vai te dar uma crise da pesada e talvez te matar, porque a medicação "mexe" no pulmão em seu mecanismo de reduzir pressão, o que para você foi fatal, mas para o Fulano não fez diferença, pois o pulmão dele é saudável. A indicação de consultar o médico antes de tomar as coisas não é só para ser chato, o médico vai considerar as doenças que você tem para selecionar o medicamento certo para te ajudar sem atrapalhar outras coisas no processo.



Compartilhe:

Um comentário:

  1. É verdade que beber água gelada ou banho gelado são eficazes pra subir pressão? E banho quente, tem potencial real de derrubar a pressão?

    ResponderExcluir